Retorno Ao Ensino Presencial: Hibridização Orgânica

Autores

Palavras-chave:

Educação, Ensino remoto, Hibridização Orgânica

Resumo

Após um período de ensino remoto emergencial (ERE), o retorno ao ensino presencial em 14 de fevereiro de 2022, provocou algumas atualizações em suas práticas pedagógicas. A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) manteve o uso do tecnologias da informação e comunicação (TICs), o que vem impactando o cotidiano presencial a universidade. O objetivo deste trabalho é problematizar e entender o real impacto dessas mudanças no ensino presencial decorrentes do período em que a UESB passou no ERE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se do estudo bibliográfica problematizado a partir das experiências vividas pelo autor. Tem como base os autores Barcelos e Batista (2019), Valente (2014), Moran (2015) e Castells (2005). Este estudo, em andamento, sugere uma análise maior dos benefícios do uso das TICs tendo como base o processo de hibridização orgânica ocorrido na UESB.

Agência de fomento: FAPESB

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elvis Nathan Muniz Araújo, Southwest Bahia State University

Bolsista de Iniciação Científica Fapesb/UESB; aluno de curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Daniele Farias Freire Raic, Southwest Bahia State University

Professora Titular (DCHL/UESB); orientadora do programa de bolsas de Iniciação Científica - IC/Fapesb/UESB.

Downloads

Publicado

2025-08-05

Como Citar

ARAÚJO, Elvis Nathan Muniz; RAIC, Daniele Farias Freire. Retorno Ao Ensino Presencial: Hibridização Orgânica. Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, [S. l.], v. 1, 2025. Disponível em: https://anais2.uesb.br/index.php/semicit/article/view/4439. Acesso em: 22 jun. 2026.