Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O trabalho está sendo submetido sob a forma de resumo simples estruturado (400 a 500 palavras), em parágrafo único, incluindo o título, a introdução, objetivo, método, resultados, discussão dos dados e conclusões, os quais devem ser indicados no resumo.
  • O trabalho contém 3 palavras-chave de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (http://decs.bvs.br/), não contabilizados na contagem de palavras.
  • O resumo tem espaçamento simples, sem recuos, estar em fonte Times New Roman, tamanho 12.
  • O título foi ser digitado em letra maiúscula/caixa alta, em negrito, tamanho 12, centralizado.
  • Foi incluído o nome completo dos autores abaixo ao título, com número sobrescrito em ordem que identifique os autores em nota de rodapé quanto a afiliação (titulação, instituição da vinculação e e-mail).
  • A formatação do papel A4, com margens 2,5 cm superior, inferior, esquerda e direita
  • No resumo não deve constar imagens, figuras, quadros ou tabelas.
  • O arquivo está em Word.

Diretrizes para Autores

  1. Inscrições

1.1. As inscrições para as submissões dos resumos de trabalhos estarão abertas durante as datas 16/04/2024 a 28/04/2024.

1.2. As inscrições se encerram às 23h:59min do dia 28/04/2024, impreterivelmente.

  1. Critérios de inscrição

2.1. Os trabalhos devem estar relacionados a um dos eixos temáticos do evento, as ementas encontram-se ao final dessas normas:

a) Eixo 1 - Romper as ‘bolhas’ que distanciam os espaços da formação e dos serviços de saúde para promover a efetiva integração ensino-serviço;

b) Eixo 2 - Romper a ‘bolha’ do modelo biomédico como condição fundante para a valorização dos saberes próprios da enfermagem no trabalho interprofissional;

c) Eixo 3 - Romper a ‘bolha’ da alienação política para fortalecer os espaços de luta internos e externos ao campo da enfermagem.

2.2. O relator deverá estar inscrito na XV Semana de Enfermagem.

2.3. Cada relator poderá inscrever apenas um trabalho, do qual será o responsável por submeter o resumo, apresentar o trabalho aprovado e apresentar a versão para publicação.

2.3. O número máximo de autores é de 5 por trabalho, incluindo o relator. Pelo menos um dos autores deve ter formação na área da saúde.

2.4. As inscrições devem ser realizadas, neste sistema.

2.5. O relator deve se cadastrar no sistema para submeter o resumo.

2.6. O relator é o responsável pelas informações cadastradas no sistema, bem como as informações sobre coautores (caso existam), inclusive sobre a indicação correta do eixo temático ao qual pertence o trabalho.

2.7. O resumo e as informações dos autores, após o envio não poderá sofrer alterações, revise o documento e sistema, antes de enviá-lo.

  1. Normas de formatação dos resumos (TEMPLATE/MODELO)

3.1. Os trabalhos deverão ser encaminhados sob a forma de resumo simples estruturado (400 a 500 palavras), em parágrafo único, incluindo o título, a introdução, objetivo, método, resultados, discussão dos dados e conclusões, os quais devem ser indicados no resumo, conforme apresentado ao final dessas normas.

3.2. Deverá conter de 3 palavras-chave de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde – DECS (http://decs.bvs.br/), não contabilizados na contagem de palavras.

3.3. O resumo deve ter espaçamento simples, sem recuos, estar em fonte Times New Roman, tamanho 12.

3.3. O título deve ser digitado em letra maiúscula/caixa alta, em negrito, tamanho 12, centralizado.

3.4. O nome completo dos autores abaixo ao título, com número sobrescrito em ordem que identifique os autores em nota de rodapé quanto a afiliação (titulação, instituição vinculada e e-mail).

3.5. A formatação do papel A4, com margens 2,5 cm superior, inferior, esquerda e direita.

3.6. No resumo não deve constar imagens, figuras, quadros ou tabelas.

  1. Avaliação

4.1. Os resumos serão avaliados, por no mínimo, dois pareceristas que emitirão a pontuação de 0 (zero) a 1 (ponto) por item, resultando em uma pontuação final de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, conforme o Barema apresentado a seguir apresentado abaixo.

4.2. Os resumos que obtiverem a pontuação igual ou maior que 7 serão aprovados para apresentação no evento, abaixo dessa pontuação serão reprovados.

4.3. A Comissão Científica somente avaliará o resumo do trabalho que estiver nas normas, sendo automaticamente recusado se houver inadequações.

4.4. Em caso de divergência entre os dois avaliadores, um terceiro avaliador fará a avaliação do resumo do trabalho, aprovando-o ou não.

4.5. Os resumos dos trabalhos aprovados deverão ser submetidos, pelo autor, à correção de português e enviados posteriormente, via sistema, à Comissão Científica, com certificado da revisão, para proceder a publicação em Anais. A não apresentação do certificado de revisão em tempo oportuno desqualifica a publicação em Anais. 

  1. Apresentação do Trabalho

5.1. O trabalho será apresentado sob a forma de banner digital na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no dia 16 de maio de 2024, das 14:00 às 18hin.

5.2. O relator deve chegar às 13h:40min para inserir o arquivo da apresentação no notebook.

5.3. Na modalidade de banner digital, para a apresentação, deverá o relator seguir as seguintes recomendações:

  1. Tempo de apresentação será de até 5 minutos, sendo reservado mais 5 minutos para questionamentos, se houver.
  2. Os trabalhos serão apresentados na forma oral utilizando dispositivo multimídia (data-show).
  3. Usar o formato de arquivo PowerPoint (PPT), em um único slide.
  4. Configuração de tamanho de página: 14,29cm x 25,40cm (largura x altura);
  5. Slides dimensionados para: Apresentação na tela (16:9);
  6. Tipo de fonte e tamanho de letra: Times New Roman, tamanho mínimo 16.
  7. É permitida a utilização de imagens e gráfico.

5.4. Cada sala contará com a presença de um coordenador que conduzirá a organização da atividade.

 

  1. Cronograma

           

Atividade

Data

Responsável

Divulgação do Edital

16/04/2024

Comissão Organizadora

Abertura das inscrições

16/04/2024

Comissão Científica

Submissão dos resumos

16/04/2024 a 28/04/2024

Relator

Encerramento das inscrições

28/04/2024

Comissão Científica

Avaliação dos trabalhos

até 03/05/2024

Comissão Científica

Divulgação dos resultados

até 10/05/2024

Comissão Científica

Apresentação do trabalho

16/05/2024, 14h às 18h

Relator

Envio do resumo com certificado de revisão linguística.

Até 03/06/2024

Relator

 

  1. Das disposições finais

7.1. O certificado do banner digital só será fornecido aos relatores que comparecerem à sessão para a apresentação do seu trabalho.

7.2. Toda a comunicação com a Comunicação Científica será realizada pelo e-mail disponibilizado nesta norma: comissaocientificaeventos@gmail.com.

7.3. A Comissão Científica somente   irá   avaliar   os   resumos dos trabalhos que estiverem dentro das normas, sendo automaticamente   recusado   se   houver   inadequações.

7.4. O pareceristas não deve avaliar resumo do trabalho no qual contribuiu como autor, declarando conflito de interesse caso receba o material.

7.5. Os Anais dos trabalhos serão publicados e disponibilizados eletronicamente através do sistema de periódicos da UESB, não recebendo nesta primeira versão o número ISSN.

7.6. Os casos omissos serão deliberados pela Comissão Científica.

Eixo 1 - Romper as ‘bolhas’ que distanciam os espaços da formação e dos serviços de saúde para promover a efetiva integração ensino-serviço

Ementa: Aspectos que dificultam a integração ensino-serviço; Qualidade da formação e as contradições que envolvem o setor público e o setor privado; Incorporação de tecnologias na formação e nas práticas de cuidado e de gestão, que potencializam ações nos territórios e demais cenários de práticas, sem empobrecer as relações humanas; Compreensão do território vivo como ponto de intersecção entre a formação e o trabalho, com incorporação das necessidades dos diversos grupos sociais em todo o percurso formativo, associado à lógica de organização do serviço e harmonia com necessidades do planeta; Atividades de ensino e pesquisa como reflexo da necessidade dos grupos sociais e do sistema de saúde, com potencialidade de transformação social, desenvolvidas de forma articulada e com participação direta de quem produz o cuidado e gerencia os serviços.

Eixo 2 - Romper a ‘bolha’ do modelo biomédico como condição fundante para a valorização dos saberes próprios da enfermagem no trabalho interprofissional

Ementa: Desafios de implementação de modelos alternativos que tenham o cidadão como o centro da atenção à saúde; Impactos do modelo biomédico no trabalho multiprofissional; Evidências de como a enfermagem reforça o modelo biomédico (supervalorização da prática hospitalar ou dos serviços de atenção secundária e terciária; supervalorização das tecnologias duras); A recorrente busca por uma aproximação ao trabalho médico ao propor “novas áreas” ou “cuidados avançados”; Necessidade de busca da autonomia e valorização do trabalho em enfermagem a partir do fortalecimento e aplicação de seus próprios saberes, retomando a essência de promoção da vida que contribua com o rompimento de outras estruturas sociais que sustentam o modelo biomédico.

Eixo 3 - Romper a ‘bolha’ da alienação política para fortalecer os espaços de luta internos e externos ao campo da enfermagem

Ementa: Autorreconhecimento das(os) trabalhadoras(es) em enfermagem como sujeitos políticos; Reconhecimento da importância, em todos os níveis, da dimensão política na formação das(os) trabalhadoras(es) de enfermagem; Compreensão da valorização do trabalho em enfermagem como parte de conquistas sociais mais amplas da classe trabalhadora; Contradições e complexificação do mundo do trabalho atual e desafios para o trabalho digno que perpassam por reconhecimento, condições de trabalho (com o agravante do envelhecimento da força de trabalho), organização da categoria e implicações para os movimentos associativos; Reconhecimento das lutas pela manutenção da vida (como o combate às guerras e as mudanças climática) como forma de coexistir no mundo; Fortalecimento interno do campo profissional, por meio do engajamento associativo, com interlocução e relações respeitosas e complementares das entidades em busca da valorização social e econômica e da visibilidade da profissão na sociedade; Protagonismo e qualificação da representação social e política da enfermagem; Problematização das ‘bolhas’ invisíveis do mundo da internet.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.