Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

 

  • É de inteira responsabilidade do(s) autor(es) a forma e o conteúdo do trabalho, incluindo a revisão ortográfica e o teor científico dos resumos.
  • Cada interessado poderá submeter até 2 (dois) trabalhos como autor principal, no entanto, não há limite para participação em coautoria.
  • Os trabalhos poderão ter no máximo 6 (seis) autores, incluindo o relator.
  • Para apresentação do(s) trabalho(s) aceito(s), o/a autor(a) principal e o/a apresentador(a) do trabalho deverão estar inscritos no evento.
  • Será emitido apenas um certificado por trabalho apresentado, contendo o nome de todos o(s) autor(es), que será remetido ao relator após o término do evento.

Para julgamento, deverão ser enviados RESUMOS EXPANDIDOS, no período de 20 de Setembro de 2024 até às 23h 59min do dia 20 de Outubro de 2024, submetidos EXCLUSIVAMENTE através desta página.

 Serão aceitos trabalhos nas modalidades: Relato de Pesquisa, Revisão de Literatura e Relato de Experiência.

 A Comissão Científica se responsabilizará pela avaliação e divulgação dos trabalhos aceitos para apresentação. A lista dos trabalhos aceitos será divulgada no site do evento a partir de 08 de Novembro de 2020, com especificação do dia de cada apresentação.

 Os resumos apresentados no “X Simpósio sobre a Doença de Alzheimer: inovações para o cuidado integral à saúde” e serão publicados na página do evento no portal de periódicos UESB. Somente serão publicados, os trabalhos que obtiverem parecer favorável emitido por membros da Comissão Científica e forem devidamente apresentados de acordo com o dia e horários definidos para a apresentação.

NORMAS PARA FORMATAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

REGRAS GERAIS: 

  • É necessário que o resumo esteja em editor de texto (Microsoft Word); Windows 6.0 ou superior, no formato doc; folha tipo A4; margens superior, inferior, direita e esquerda iguais a 2,5 cm; fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5 (entre linhas).
  • Deverá seguir a formatação para Relato de Pesquisa ou Revisão de Literatura: Título, Proponentes/Instituição; Corpo do resumo digitado compondo separadamente as seguintes seções: Introdução (incluindo o objetivo), Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão/Considerações Finais, Referências.
  • Deverá seguir a formatação para Relato de Experiência: Título, Proponentes/Instituição; Corpo do resumo digitado compondo separadamente as seguintes seções: Introdução, Descrição da Experiência, Repercussões, Considerações Finais e Referências.
  • O nome de cada seção deverá estar em CAIXA ALTA e negrito, com seu respectivo texto iniciado duas linhas abaixo.
  • O TÍTULO deverá ser redigido em português, centralizado, negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14, letras em CAIXA ALTA;
  • AUTOR(A) e COAUTORES: um espaço após o título, alinhado à direita, negrito, fonte Times New Roman, tamanho 12, nome completo, maior titulação acadêmica, nome da Instituição vinculada (sem abreviações), cidade, Estado, país e e-mail (apenas do relator);

Ex.: João Nunes da Silva. Enfermeiro. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié, Bahia, Brasil. E-mail: joaonunes@hotmail.com.

TEXTO DO RESUMO:

  • Para Relato de Pesquisa ou Revisão de Literatura, o resumo deverá possuir as seguintes seções:

SEÇÕES

LIMITE DE CARACTERES

INTRODUÇÃO (incluindo objetivo)

1200 caracteres com espaço

MÉTODOS

1200 caracteres com espaço

RESULTADOS E DISCUSSÃO

1600 caracteres com espaço

CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS

800 caracteres com espaço

REFERÊNCIAS

Máximo de 10 referências

            

  • Para Relato de Experiência, o resumo deverá possuir as seguintes seções:

SEÇÕES

LIMITE DE CARACTERES

INTRODUÇÃO

1200 caracteres com espaço

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

1200 caracteres com espaço

REPERCUSSÕES

1600 caracteres com espaço

CONSIDERAÇÕES FINAIS

800 caracteres com espaço

REFERÊNCIAS

Máximo de 10 referências

 

  • DESCRITORES: deverão estar logo abaixo do texto; mínimo de 3 e máximo de 6 palavras, separados entre si por ponto e vírgula (;). Todos devem ser consultados nos Descritores em Ciências da Saúde – DECS (http://decs.bvs.br);
  • EIXO TEMÁTICO: deverá ser indicado logo abaixo dos descritores.
  • Ilustrações (Tabelas, Gráficos, etc...) não deverão ser incluídas no resumo.
  • As REFERÊNCIAS citadas deverão ser listadas ao final do resumo expandido, em ordem numérica, seguindo as normas gerais do Vancouver.

 

 Além dos requisitos listados para preparação dos resumos, o processo de avaliação seguirá as seguintes regras:

  • O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do X Simpósio sobre a Doença de Alzheimer e relacionar-se ao eixo temático escolhido;
  • O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica;
  • Deverá haver encadeamento lógico entre as partes do resumo, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor;
  • O resumo deve ser escrito de maneira clara, coerente e concisa.

NOTAS TÉCNICAS

 1) A Comissão Científica somente irá avaliar os resumos/trabalhos que estiverem dentro das normas, sendo automaticamente recusado se houver inadequações.

 2) Todo resumo/trabalho após submetido à comissão não poderá sofrer alteração. Portanto, tenha atenção ao enviar o seu arquivo.

 3)  Os trabalhos que forem aprovados para apresentação deverão ser submetidos a correção de português e enviados posteriormente via e-mail à Comissão Científica.

 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS 

  • Os trabalhos aprovados serão apresentados online na modalidade “Comunicação Oral”, via plataforma digital a ser utilizada no evento. Desse modo, pedimos que os relatores estejam utilizando uma conexão de qualidade para que não atrapalhe no andamento das apresentações.
  • O tempo para apresentação será de no MÁXIMO 10 minutos, e ao final de todas as apresentações de cada eixo temático, teremos 10 minutos para realização de debate com a plenária.
  • Os trabalhos serão apresentados no formato de banner eletrônico (consultar modelo aqui), que deverá estar salvo em PDF para envio ao moderador da sessão de apresentação de trabalhos com 24h de antecedência do dia de sua apresentação. O texto deve atender as normas descritas.
  • O banner eletrônico deverá conter as seções, conforme as orientações para elaborações dos resumos.
  • A inclusão de figuras, mapas e gráficos no banner eletrônico fica a critério do(a) autor(a).
  • Instruções complementares para apresentação dos trabalhos aprovados serão divulgadas posteriormente na página do evento.

 Serão aceitos para análise trabalhos originais, de revisão de literatura e relatos de experiência de acordo com o(s) eixo(s) temático(s) a seguir:

Eixo Temático I: Prevenção e Promoção da saúde no contexto da Doença de Alzheimer e outra demências

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Eixo Temático II: Fatores de risco, diagnóstico e tratamento à pessoa com Alzheimer ou outras demências

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Eixo Temático III: O cuidado à pessoa com Doença de Alzheimer e a saúde dos familiares cuidadores

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Eixo Temático IV: A saúde mental no contexto da Doença de Alzheimer e outras demências

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Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.