Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

PRAZO PARA SUBMISSÃO:15/09 a 30/10 de 2024

Os Resumos ampliados deem seguir uma das normas especificadas abaixo. Para acessar, por favor, clique em cima da norma desejada.

Os arquivos dos resumos devem ser submetidos para um dos Eixos abaixo especificados, de acordo com a ementa de cada Eixo.

Eixo 01 - 01 INCLUSÃO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Exploração de pesquisas e práticas pedagógicas voltadas ao público do Atendimento Educacional Especializado (AEE), promovendo uma educação inclusiva que valorize a diversidade, respeite as diferenças e potencialize o desenvolvimento integral de todos os estudantes.

Eixo 02 - EDUCAÇÃO DE SURDOS, APRENDIZAGEM, ACESSIBLIDADE E INCLUSÃO

O presente eixo compreende produções científicas e práticas, as quais versem sobre educação de surdos, ensino de Libras como L1 e/ou L2, bem como propostas/ações educacionais que garantam inclusão e q acessibilidade das pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

Eixo 03 - FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

O objetivo deste eixo é contribuir com o debate acerca da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, com ênfase na formação dos profissionais da educação frente ao paradigma da inclusão escolar. Abrange a perspectiva histórica e conceitual da evolução na educação especial, e pressupostos legais de educação especial no contexto político educacional brasileiro. Desse modo, aborda também as experiências vivenciadas no contexto da formação continuada dos profissionais da educação e sua atuação prática no cotidiano da escola.

Eixo 04 - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Estudo das políticas públicas voltadas à educação especial na perspectiva inclusiva, analisando diretrizes nacionais e internacionais, marcos legais, e práticas de gestão que promovem a inclusão de estudantes com deficiência. Discussão sobre o papel das instituições, gestores e educadores na implementação dessas políticas, visando a garantia de acesso, permanência, participação e aprendizagem de todos os estudantes no ambiente escolar.

Eixo 05 - RECURSOS PEDAGÓGICOS E DIDÁTICOS PARA ACESSIBILIDADE

Compreende estudos sobre práticas pedagógicas no âmbito da educação inclusiva, abrangendo os diversos ambientes da educação especial.

Eixo 06 - SERVIÇOS DE APOIO À ESCOLARIZAÇÃO DO PÚBLICO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

O presente eixo busca discutir os serviços de apoio e escolarização prestados ao  público alvo da educação especial. Questões como adaptações e adequações  curriculares, suporte pedagógico especializado, salas de recursos multifuncionais, Centros de apoio Especializado e rede de intersetorialidade . Discute ações que promovam a equidade educacional e apoio prestado aos educandos.

Eixo 07 - FAMÍLIA, MOVIMENTOS SOCIAIS E ACESSIBILIDADE

Análise da relação entre família, movimentos sociais e acessibilidade, com foco no papel da família na promoção de direitos das pessoas com deficiência. Discussão sobre a atuação dos movimentos sociais na luta pela acessibilidade e inclusão, bem como o impacto dessas ações nas políticas públicas. Reflexão sobre os desafios e as potencialidades das parcerias entre família, sociedade civil e instituições para garantir a participação plena das pessoas com deficiência em todos os contextos sociais.