Submissões
A revista não está aceitando submissões neste momento.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Eixo 01 - INCLUSÃO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Exploração de pesquisas e práticas pedagógicas voltadas ao público do Atendimento Educacional Especializado (AEE), promovendo uma educação inclusiva que valorize a diversidade, respeite as diferenças e potencialize o desenvolvimento integral de todos os estudantes.
Eixo 02 - EDUCAÇÃO DE SURDOS, APRENDIZAGEM, ACESSIBLIDADE E INCLUSÃO
O presente eixo compreende produções científicas e práticas, as quais versem sobre educação de surdos, ensino de Libras como L1 e/ou L2, bem como propostas/ações educacionais que garantam inclusão e q acessibilidade das pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
Eixo 03 - FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
O objetivo deste eixo é contribuir com o debate acerca da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, com ênfase na formação dos profissionais da educação frente ao paradigma da inclusão escolar. Abrange a perspectiva histórica e conceitual da evolução na educação especial, e pressupostos legais de educação especial no contexto político educacional brasileiro. Desse modo, aborda também as experiências vivenciadas no contexto da formação continuada dos profissionais da educação e sua atuação prática no cotidiano da escola.
Eixo 04 - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Estudo das políticas públicas voltadas à educação especial na perspectiva inclusiva, analisando diretrizes nacionais e internacionais, marcos legais, e práticas de gestão que promovem a inclusão de estudantes com deficiência. Discussão sobre o papel das instituições, gestores e educadores na implementação dessas políticas, visando a garantia de acesso, permanência, participação e aprendizagem de todos os estudantes no ambiente escolar.
Eixo 05 - RECURSOS PEDAGÓGICOS E DIDÁTICOS PARA ACESSIBILIDADE
Compreende estudos sobre práticas pedagógicas no âmbito da educação inclusiva, abrangendo os diversos ambientes da educação especial.
Eixo 06 - SERVIÇOS DE APOIO À ESCOLARIZAÇÃO DO PÚBLICO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
O presente eixo busca discutir os serviços de apoio e escolarização prestados ao público alvo da educação especial. Questões como adaptações e adequações curriculares, suporte pedagógico especializado, salas de recursos multifuncionais, Centros de apoio Especializado e rede de intersetorialidade . Discute ações que promovam a equidade educacional e apoio prestado aos educandos.
Eixo 07 - FAMÍLIA, MOVIMENTOS SOCIAIS E ACESSIBILIDADE
Análise da relação entre família, movimentos sociais e acessibilidade, com foco no papel da família na promoção de direitos das pessoas com deficiência. Discussão sobre a atuação dos movimentos sociais na luta pela acessibilidade e inclusão, bem como o impacto dessas ações nas políticas públicas. Reflexão sobre os desafios e as potencialidades das parcerias entre família, sociedade civil e instituições para garantir a participação plena das pessoas com deficiência em todos os contextos sociais.
Eixo 08 - ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO - AH/SD
Esse eixo aborda estudos sobre a compreensão histórica da área de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e suas definições. Concepções de AH/SD. Estudo da legislação e das políticas públicas relativas à pessoa com AH/SD. Características cognitivas e socioafetivas da pessoa superdotada. Processo de identificação e avaliação. Estudo dos programas e práticas educacionais para atender as necessidades de
estudantes com AH/SD.
estudantes com AH/SD.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.