Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

É de inteira responsabilidade do(s) autor(es) a forma e o conteúdo do trabalho, incluindo a revisão ortográfica e o teor científico dos resumos.

Cada interessado poderá submeter até 01 (um) trabalho como autor principal, no entanto, pode participar na condição de coautor em outros trabalhos.

Os trabalhos poderão ter no máximo 5 (cinco) autores, incluindo o relator.

Para apresentação do(s) trabalho(s) aceito(s), o/a autor(a) principal e o/a apresentador(a) do trabalho deverão estar inscritos no evento.

Será emitido apenas um certificado por trabalho apresentado, contendo o nome do(s) autor(es).

Para julgamento, deverão ser enviados RESUMOS EXPANDIDOS, submetidos EXCLUSIVAMENTE através do site do evento.

A modalidade da apresentação dos trabalhos será definida pela comissão científica a partir dos critérios de relevância e originalidade.

Para julgamento, deverão ser enviados RESUMOS EXPANDIDOS, até às 23h59min do dia 14 de novembro de 2024, submetidos EXCLUSIVAMENTE através do site do evento.

Banner Impresso: trabalhos definidos para serem apresentados nesta modalidade deverão ser apresentados em formato de banner impresso, que será fixado em espaço designado para exposição durante todo o evento.

Os banners deverão ter dimensões de 90 cm de largura x 120 cm de altura, confeccionados em material resistente (papel, lona, etc.) e com texto legível a uma distância de pelo menos 1 metro e sua impressão será de inteira responsabilidade dos autores do trabalho.

O conteúdo do banner deve incluir: título do trabalho, autores e afiliações, introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussão e conclusão, e referências.

Os autores deverão permanecer ao lado de seus banners durante o horário designado para visitação, para responder perguntas e interagir com os participantes do simpósio.

Comunicação Oral: os trabalhos selecionados para apresentação nesta modalidade terão um tempo máximo de 10 minutos, com mais 5 minutos adicionais para perguntas e respostas, totalizando 15 minutos.

As apresentações devem ser feitas em formato PowerPoint ou similar, conforme modelo disponibilizado pela comissão científica do evento.

O trabalho apresentado deve incluir: introdução com breve contextualização do tema e objetivos da pesquisa; metodologia contendo a descrição clara dos métodos utilizados; resultados: principais achados da pesquisa, e conclusão: implicações dos resultados e contribuições para a área.

O arquivo da apresentação deve ser enviado para a comissão organizadora até 48 horas antes do início do evento.

O apresentador deve estar presente na sala designada com 15 minutos de antecedência para ajustes técnicos e conferência de equipamentos.

A certificação de apresentação será enviada apenas ao autor presente no momento da comunicação oral.

Durante a sessão de apresentação, o autor deverá fazer uma exposição oral, utilizando os recursos audiovisuais disponíveis para ilustrar e explicar o trabalho.

A Comissão Científica se responsabilizará pela avaliação e divulgação dos trabalhos aceitos para apresentação conforme aprovação pelos pareceristas. A relação dos trabalhos que serão apresentados com designação de data, local e horário de cada apresentação será divulgada no site do evento até 05 (cinco) dias antes do início do evento.

Os resumos apresentados no “III Simpósio de Saúde Mental” serão publicados nos anais da Revista de Extensão da UESB. Somente serão publicados, os trabalhos que obtiverem parecer favorável emitido por membros da Comissão Científica e forem devidamente apresentados de acordo com o dia e horários definidos para a apresentação.

NORMAS PARA FORMATAÇÃO DO RESUMO

REGRAS GERAIS:

  • É necessário que o resumo esteja em editor de texto (Microsoft Word); Windows 6.0 ou superior, no formato doc; folha tipo A4; margens superior, inferior, direita e esquerda iguais a 2,5 cm; fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5 (entre linhas).
  • Deverá seguir a formatação para Relato de Pesquisa/Revisão de Literatura: Título, Proponentes/Instituição; Corpo do resumo digitado compondo separadamente as seguintes seções: Introdução (incluindo o objetivo), Metodologia, Resultados e Discussão, Considerações Finais, Referências.
  • Deverá seguir a formatação para Relato de Experiência: Título, Proponentes/Instituição; Corpo do resumo digitado compondo separadamente as seguintes seções: Introdução, Descrição da Experiência, Repercussões, Considerações Finais e Referências.
  • O nome de cada seção deverá estar em CAIXA ALTA e negrito, com seu respectivo texto iniciado uma linha abaixo.
  • O TÍTULO deverá ser redigido em português, centralizado, negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14, letras em CAIXA ALTA;
  • AUTOR(A) e COAUTORES: um espaço após o título, alinhado à direita, negrito, fonte Times New Roman, tamanho 12, nome completo, maior titulação acadêmica, nome da Instituição vinculada (sem abreviações), cidade, Estado, país e e-mail (apenas do relator);

Ex.: João Nunes da Silva. Enfermeiro. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié, Bahia, Brasil. E-mail: joaonunes@hotmail.com.

TEXTO DO RESUMO:

  • Para Relato de Pesquisa/Revisão de Literatura, o resumo deverá possuir as seguintes seções:

SEÇÕES

LIMITE DE CARACTERES

INTRODUÇÃO (incluindo objetivo)

1200 caracteres com espaço

METODOLOGIA

1200 caracteres com espaço

RESULTADOS E DISCUSSÃO

1600 caracteres com espaço

CONSIDERAÇÕES FINAIS

800 caracteres com espaço

REFERÊNCIAS

Entre 03 a 05 referências

 

  • Para Relato de Experiência, o resumo deverá possuir as seguintes seções:

SEÇÕES

LIMITE DE CARACTERES

INTRODUÇÃO

1200 caracteres com espaço

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

1200 caracteres com espaço

REPERCUSSÕES

1600 caracteres com espaço

CONSIDERAÇÕES FINAIS

800 caracteres com espaço

REFERÊNCIAS

Entre 03 a 05 referências

  • DESCRITORES: deverão estar logo abaixo do texto; mínimo de 3 e máximo de 6 palavras, separados entre si por ponto e vírgula (;). Todos devem ser consultados nos Descritores em Ciências da Saúde – DECS (http://decs.bvs.br);
  • EIXO TEMÁTICO: deverá ser indicado logo abaixo dos descritores.
  • Ilustrações (Tabelas, Gráficos, etc...) não deverão ser incluídas no resumo.
  • As REFERÊNCIAS citadas deverão ser listadas ao final do resumo expandido, em ordem numérica, seguindo FIELMENTE as normas gerais do ESTILO VANCOUVER. Devem ser numeradas (por números arábicos sobrescritos) de forma consecutiva de acordo com a ordem em que aparecem no texto e listadas ao final do resumo na seção “Referências”.

NOTAS TÉCNICAS

  1. A Comissão Científica somente irá avaliar os resumos/trabalhos que estiverem dentro das normas, sendo automaticamente recusado se houver inadequações.
  2. Todo resumo/trabalho após submetido à comissão não poderá sofrer alteração. Portanto, tenha atenção ao enviar o seu arquivo.
  3. Os trabalhos que forem aprovados para apresentação deverão ser submetidos a correção de português e enviados posteriormente via e-mail à Comissão Científica.
  4. Os resumos deverão ser enviados no template do evento em dois arquivos separadamente, um constando a relação de autores e outro sem a relação de autores, conforme disponibilizado: template 1 (com autores), template 2 (sem autores).

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

  • O banner impresso poderá ficar exposto durante toda a realização do evento.
  • Os trabalhos aprovados nos formatos de Banner impresso serão apresentados na modalidade de exposição do banner e apresentação pelo relator aos membros da comissão, responsável pela avaliação, e público presente, na data e horário designados anteriormente pela comissão científica. 
  • O tempo para apresentação será de no MÁXIMO 10 minutos. E o relator deverá responder as dúvidas do avaliador e do público presente.
  • A inclusão de figuras, mapas e gráficos no banner fica a critério do(a) autor(a).
  • Instruções complementares para apresentação dos trabalhos aprovados serão divulgadas posteriormente na página do evento.

Eixo Temático I: Cuidado em Saúde Mental: Políticas, Práticas, Saberes e Inovações

Focado nas práticas de cuidado em saúde mental, abrangendo desde intervenções clínicas até abordagens comunitárias e holísticas (tecnologias leves de cuidado). Inclui a troca de experiências exitosas e inovadoras no cuidado de pessoas em sofrimento mental no SUS, abordando aspectos como humanização, acolhimento, tecnologias de cuidado e práticas integrativas.

Eixo Temático II: O Cuidado e o Cuidador: Desafios e Experiências no Cuidado de Pessoas em Sofrimento Mental

Abordagem voltada para o papel do cuidador (profissionais de saúde, familiares, e outros cuidadores) no cuidado em saúde mental, incluindo questões sobre saúde mental dos próprios cuidadores, estratégias de autocuidado, formação e capacitação, e experiências de cuidado colaborativo e interprofissional.

Eixo Temático III: Saúde Mental e Comunidade: Redes de Apoio e Inclusão Social

Este eixo aborda a importância das redes de apoio comunitário na promoção da saúde mental e na inclusão social de pessoas em sofrimento psíquico. Envolve discussões sobre o fortalecimento de laços comunitários, práticas colaborativas, estratégias para redução do estigma, e o papel das redes sociais e familiares no cuidado integral. Pode incluir experiências de articulação entre saúde, educação, assistência social, cultura, e outros setores para promover uma abordagem comunitária e inclusiva.

Eixo Temático IV: Consumo de substâncias psicoativas: compreensão do fenômeno, impactos sociais e possibilidades de cuidado

Esse eixo centra sua abordagem na compreensão do consumo de substâncias psicoativas e seus desdobramentos sociais, com enfoque na discussão dos aspectos socioculturais, cuidado e atenção por parte dos diversos setores de saúde da sociedade; produção do cuidado nas situações de urgência e emergência relacionadas ao consumo de substâncias psicoativas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.